ark ... a essência de tudo.
significa origem, princípio, início ... antigamente representado pelo Sol.
“ arché (origem), seria um princípio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas; no início, no desenvolvimento e no fim de tudo. Princípio pelo qual tudo vem a ser. “
"[..] Todas as coisas são diferenciações de uma mesma coisa e são a mesma coisa. E isto é evidente. Porque se as coisas que são agora neste mundo - terra, água ar e fogo e as outras coisas que se manifestam neste mundo -, se alguma destas coisas fosse diferente de qualquer outra, diferente em sua natureza própria e se não permanecesse a mesma coisa em suas muitas mudanças e diferenciações, então não poderiam as coisas, de nenhuma maneira, misturar-se umas as outras, nem fazer bem ou mal umas as outras, nem a planta poderia brotar da terra, nem um animal ou qualquer outra coisa vir a existência, se todas as coisas não fossem compostas de modo a serem as mesmas. Todas as coisas nascem, através de diferenciações, de uma mesma coisa, ora em uma forma, ora em outra, retomando sempre a mesma coisa."
Diógenes de Apolônia
Textos extraídos da Wikipédia, http://pt.wikipedia.org/wiki/Arché, em 18ago11.
“arché: começo, ponto de partida, princípio, suprema substância subjacente (Urstoff),
princípio supremo indemonstrável.”
“A busca da «substância» básica de que são feitas todas as coisas é a mais antiga da filosofia grega e é acompanhada pelo problema com ela relacionado de qual é o processo que por sua vez faz surgir das coisas primárias as coisas secundárias. Ou, para utilizar terminologia estritamente aristotélica:
o que é a arche(ou archai) e qual é a gênesis dos syntheta?”
Textos extraídos de Speculum, http://www.filoinfo.bem-vindo.net, em 18ago11.
“ A palavra ARKA (que significa Sol) pode ser subdividida em AR e KA. AR representa a Roda Radiante da Palavra Divina (a Temura principal de AR é RA); e KA recorda a mathesis primordial. Este saber universal (Characteristica Universalis para Leibniz), que se constitui no fundamento de todas as artes, religiões e ciências, une o Espírito, a Alma e o Corpo da Verdade, demonstrando, assim, na observação pela experiência, a Unidade de sua Universalidade no duplo Universo e em seu triplo estado social (ordem econômica, ordem jurídica e ordem universitária). ARK, em outra dimensão, significa a potência da manifestação e seu festejo pela PALAVRA (VERBUM DIMISSUM). A inversão de ARK produz KRA, KAR e KRI, que, basicamente, significam cumprir uma obra, conservando e continuando uma Criação.”
Texto extraído de: Introdução ao Estudo do Arqueômetro de Rodolfo Domenico Pizzinga, http://paxprofundis.org, em 6dez10.
Tríade Vitruviana :
Segundo Vitrúvio os três elementos fundamentais da arquitetura;
Firmitas:
se refere a estabilidade, a técnica, ao saber fazer, com firmeza, solidez.
Utilitas:
associdado a função, a utilidade, ao uso.
Venustas:
referente ao formato, ao apreço estético, a beleza.